Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

RIO MACUCO

 ENTREVISTA

Nós,  alunos da comissão da agenda 21 do CELC, entrevistamos no dia 19 de março, no Centro da cidade de Cordeiro, a representante da ONG BNG2, a representante da ONG Ser da Terra, professora Renata Feno, e alunos e professores das escolas que fizeram o monitoramento da água do RIO MACUCO, e  obtivemos informações importantes. 


As escolas receberam em 2009, um kit educativo composto por frascos, reagentes e outros materiais necessários para a realização de análises físico-químicas da água do Rio Macuco, juntamente com o folheto explicando o modo de usar e abordando a importância ambiental dos parâmetros analisados.
Durante o ano de 2009 foram coletadas amostras de água do Rio Macuco, em diferentes pontos e que serviram para análise com a utilização do Ecokit. As escolas têm os dados coletados em seus relatórios. Na sexta-feira, dia 19 de março, foi encerrada uma das etapas do projeto e os resultados foram demonstrados no centro da cidade.
A Escola Municipal José Pinho de Carvalho fez uma demonstração de como foi feita a análise. Eles coletaram uma amostra de água. A amostra foi coletada no bairro Santo Antônio. Eles verificaram nesta amostra que a temperatura da água estava dentro do padrão de normalidade (25ºC), que havia uma quantidade elevada de fosfatos e amônia.
O fosfato está presente em água de esgoto, uma vez que se encontram principalmente nos detergentes. Fomos informados que se a concentração for elevada em rios poderá ocorrer a eutrofização do mesmo, ou seja, o rio morrerá. A presença da amônia indica a possibilidade de contaminação recente, microbiológica ou química, e é altamente prejudicial à saúde.
Pela quantidade de oxigênio dissolvido, verificaram que há condições de vida no rio, pois sua presença, além de melhorar o paladar humano, garante a sobrevivência dos peixes e outros organismos menores.
Os entrevistados acreditam que o nosso rio ainda tem recuperação, mas disseram que ele tem contaminação por agrotóxicos e produtos químicos tóxicos. Disseram, também que:
 - há muito assoreamento, conseqüência da erosão,
 - há a presença de lixo, em sua maioria residenciais,
 - temos  matas ciliares nos espaços onde não houve ocupação  desordenada,
 - temos muitas áreas desmatadas, o que favorece a erosão.


Concluímos, com essa entrevista que, se todos se unirem poderemos recuperar o nosso rio. Temos esperança de que todos, autoridades, empresários, comunidades e escolas possam se unir e agir em prol do meio ambiente em que vivemos.
Nós, alunos  da comissão da agenda 21 CELC, adoramos o evento, aprendemos muitas coisas e nos sentimos motivados a  fazermos parcerias  com todas as instituições que cuidam da preservação deste recurso natural. Conscientizaremos nossos colegas e comunidade vizinha à nossa escola da importância de se preservar o RIO  MACUCO.


COMISSÃO DA AGENDA 21 - CENTRO EDUCACIONAL LABOR DE CORDEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário