Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

InformAÇÃO


Óleo de cozinha usado será coletado na nossa escola


Através do projeto da AGENDA 21 em parceria com a HOLCIM, estaremos coletando o óleo de cozinha usado na nossa escola. A campanha está sendo feita no bairro em que  a nossa escola  está inserida e em toda a comunidade escolar. 



Os alunos sendo preparados para sairem pelo bairro fazendo uma passeata. São alunos da turma de Samantha e Marcela. A mensagem dada aos moradores dizia o seguinte:
"Traga seu óleo usado na garrafa pet para a nossa escola e se torne um protetor da natureza."



Cada aluno saiu com o objetivo de conscientizar um morador do bairro. Estamos assim, formando multiplicadores, atuantes no bairro e em suas residências.




O objetivo desta   iniciativa  é conscientizar a população sobre a importância da participação de cada um na defesa do meio ambiente.

Quando o óleo é jogado em ralos, vasos sanitários e em pias de cozinha, ele se solidifica, podendo causar entupimento dos canos e do sistema de esgoto. Para desentupir, é preciso utilizar produtos químicos. E o destino final de todo esse material é o oceano.

Já quando o material é jogado nos lixões e aterros, o produto contamina o solo, contribuindo para a produção do gás metano.

Teremos uma bomba para coleta do óleo para que o consumidor possa despejar os dejetos.

Os resíduos coletados serão levados para o Bairro São José, no município de Cantagalo. A Holcim realiza nesta comunidade um trabalho de transformação do óleo usado em sabão. 

"O reaproveitamento do óleo de cozinha não é um processo complicado, exige mais consciência ambiental e boa vontade que qualquer outro incentivo, sendo que o sabão é muito bom para limpeza e totalmente biodegradável.
O óleo de cozinha usado em frituras é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta fins desastrosos a esse óleo:
  • permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;
  • se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;
  • fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa

Receita de sabão a partir do óleo de cozinha
Material utilizado
  • 5 litros de óleo usado
  • 2 litros de água
  • 200 ml de amaciante
  • 1 Kg de soda cáustica em escama (NaOH)

Passo-a-passo
  1. Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente.
  2. Coloque, com cuidado, usando luvas, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda.
  3. Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa.
  4. Adicione o amaciante. Mexa novamente.
  5. Mexa até formar uma mistura homogênea.
  6. Jogue a mistura em uma fôrma e espere secar bastante.
  7. Corte as barras e pronto!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário