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domingo, 16 de maio de 2010

O que é AGENDA 21?

AGENDA 21



A ONU - Organização das Nações Unidas - através da sua Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criou o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
Trata-se de um modelo que preconiza satisfazer as necessidades presentes sem comprometer os recursos necessários à satisfação das gerações futuras, buscando atividades que funcionem em harmonia com a natureza e promovendo, acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
Um grande passo para nortear a prática de ações sob esse conceito foi a elaboração e lançamento da Agenda 21 Global na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, conhecida como ECO-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro.
A Agenda 21 é um programa de ações para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Na verdade, a Agenda 21 aprovada pelos países tem a função de servir como base para que cada um desses países elabore e implemente sua própria Agenda 21 Nacional, compromisso, aliás, assumido por todos os signatários durante a ECO-92.
A partir da Agenda 21 Global, todos os países que assinaram o acordo assumiram o compromisso de elaborar e implementar sua própria Agenda 21 Nacional.
A Agenda 21 Nacional deve adequar-se à realidade de cada país e de acordo com as diferenças sócio-econômico-ambientais, sempre em conformidade com os príncipios e acordos da Agenda 21 Global.
A metodologia empregada internacionalmente para a elaboração das agendas 21 nacionais contempla a participação de diferentes níveis do governo, o setor produtivo e a sociedade civil organizada.
No Brasil foi criada, por decreto do Presidente da República, em fevereiro de 1997, a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21, no âmbito da Câmara de Políticas dos Recursos Naturais, incluindo representantes do governo e da sociedade civil, com as atribuições de (1) propor estratégias de desenvolvimento sustentável e (2) coordenar, elaborar e acompanhar a implementação daquela Agenda.
A Comissão tem sua formação fixa e poderá, sempre que necessário, instituir grupos de trabalho temáticos. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente prover o apoio técnico-administrativo necessário ao funcionamento da Comissão.
Um fator diferencial da Agenda Brasileira em relação às demais experiências no mundo é a opção pela inclusão das Agendas Locais.
Num país de dimensões continentais e de múltiplas diferenças, a criação das Agendas Locais torna-se condição indispensável para o êxito do programa.

A Agenda 21 Brasileira tem como opção a criação de Agendas 21 Locais. A proposta é que cada cidade faça sua Agenda 21 Local com a participação da sociedade civil.
Assim como cada país, cada cidade deve adequar sua Agenda à sua realidade e às suas diferentes situações e condições, sempre considerando os seguintes princípios gerais:
  • participação e cidadania;
  • respeito às comunidades e diferenças culturais;
  • integração;
  • melhoria do padrão de vida das comunidades;
  • diminuição das desigualdades sociais;
  • mudança de mentalidades.
Os compromissos assumidos pelos representantes dos países que aprovaram a Agenda 21 Global são muito claros e objetivos. Preservar as florestas e as nascentes, buscar substitutos para o CFC e outras substâncias que destroem a camada de ozônio, proibir a pesca destrutiva, buscar novas fontes de energia renováveis, reduzir o lixo produzido e encontrar combustíveis alternativos são alguns dos compromissos que devem ser traduzidos em ações, quando couber, na formulação de cada Agenda 21 Local.

   AGENDA 21 -  ESCOLAR
A agenda 21 escolar é a formatação do texto base da agenda 21 local para aplicação no meio de influência da escola, tanto nos recintos escolares, como no meio familiar e social onde tal influência é exercida. Visa, da mesma forma que as demais agendas, a sustentabilidade social e econômica, tanto o ambiente utilizado pelos cidadãos, como formados peo ecossistemas da região.
CELC
No cenário atual de crise ambiental não podemos estar alienados. Devemos estar atentos aos problemas ambientais globais e temos que pesquisar e buscar soluções para estes problemas. Toda a comunidade escolar precisa se informar e uma das propostas é a construção da agenda 21 CELC.
 A construção da agenda 21 escolar e todas as ações de orientação da comunidade, família,  grupo docente e discente devem fazer parte do projeto político pedagógico da escola. A  participação dos alunos  nesses projetos não só os motiva (por estar relacionada com seus interesses) como torna a sua aprendizagem ativa e significativa, procurando restabelecer um vínculo entre a aprendizagem que acontece na escola e a vida das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
A idéia central do Projeto “Agenda 21 CELC” é promover a educação ambiental na escola de forma interdisciplinar, sensibilizando para a preservação e a gestão ambiental, bem como disponibilizar e difundir materiais educativos, métodos e inovações pedagógicas ao corpo docente, de fácil aplicabilidade em sala de aula ou atividades práticas e de campo.
Possibilitar um contato maior de todos os envolvidos com a natureza, utilizando diferentes metodologias é fundamental. O trabalho de campo, com a "fiscalização" na comunidade de situações de risco ambientais existentes no bairro,  nas proximidades de postos de saúde, associações, casas e principalmente fábricas torna os envolvidos críticos e comprometidos com a realidade em que vivem.
Com base nos conhecimentos adquiridos e pesquisas realizadas, estaremos propondo ações de reverção das situações que "na ótica da comunidade escolar" são  irregularidades e, principalmente usaremos a SENSIBILIZAÇÃO-CONSCIENTIZAÇÃO-PRÁTICA como estratégias para fazer com que estas situações não voltem a se repetir.
É importante ressaltar a necessidade de multiplicar informações aos responsáveis e a toda a comunidade para que a educação ambiental seja realizada na sua totalidade.  A mobilização de todos e a formação de cidadãos, críticos, atuantes, que estejam em condições de apontarem problemas e cobrarem soluções das autoridades competentes, é a nossa meta.
         
 

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