Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

15 de abril - DIA DO SOLO


























O DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Você sabia que no dia 15 de abril é comemorado oficialmente o Dia Nacional da Conservação do Solo? Você sabia que esta data é instituída por uma lei Federal?
Pois é, como sabemos, o solo é extremamente importante para todos, pois é dele que brota a vida de onde indiretamente tiramos os alimentos, nossas roupas, móveis, antibióticos, e muitas outras coisas, é sobre ele que crescem as florestas onde vivem os animais e muitos seres que mantêm o equilíbrio da natureza. Sendo que sem o solo não sobreviveríamos.
Você acha que o solo leva quanto tempo para se formar?
Para uns trinta centímetros de solo pode levar cerca de 3000 anos ou até mais, lógico que isso depende dos fatores de formação do solo. Portanto não podemos desperdiçar este recurso natural.
Devido a tudo isso, fez-se necessário a criação do Dia Nacional da Conservação do Solo, nesse dia devemos discutir sua importância e perceber sua grandiosa função na natureza, seja na sala de aula, em casa ou em qualquer lugar.
Tivemos, no mês de abril, diferentes atividades com  os alunos, relacionadas ao tema. Realizamos passeata para orientação da comunidade próxima à escola sobre a necessidade de não se jogar óleo de cozinha usado no solo, lixo ou pia. Tivemos aula-passeio para que os alunos conhecessem o perfil do solo e sua situação nas proximidades da escola, para observarem a importância de se plantar árvores que vão ajudar a proteger o solo. Os alunos fizeram pesquisas sobre o solo e sua importância para o ser humano, as plantas e os animais. E muitas outras atividades estão sendo realizadas. Aguardem o registro das atividades com fotos. Em Ciências e Educação Ambiental os alunos tiveram diferentes informações sobre diferentes formas de degradação do solo e possíveis soluções para os problemas estudados.
                      
                        
LEI Nº 7.876, DE 13 DE NOVEMBRO DE 1989

Institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o
País, no dia 15 de abril de cada ano.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu
sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser
comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano.
Art. 2º O Poder Executivo tomará as medidas à execução desta lei.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 13 de novembro de 1989
168º da Independência e 101º da República.
JOSÉ SARNEY
Halley Margon Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário