Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SUSTENTABILIDADE

Organizações listam as cidades mais verdes do mundo


Para estimular a adoção de medidas capazes de tornar as cidades da Europa mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida para seus moradores, a Comissão Européia lançou um prêmio que irá atribuir todos os anos, a partir de 2010, o título de Capital Verde da Europa.
O prêmio europeu será concebido às cidades com mais 200 mil habitantes que tenham demonstrado atingir um recorde bem definido em termos de elevados padrões ambientais e estejam empenhadas em continuar trabalhando para alcançar objetivos ambiciosos, relacionados com  melhorias para o desenvolvimento sustentável.
A ideia de uma Capital Verde da Europa foi originalmente concebida numa reunião em Tallinn, Estônia, em 15 de maio de 2006, por iniciativa do antigo Presidente da Câmara, Jüri Ratas. Trinta e cinco cidades se candidataram ao título de 2010 e oito foram selecionadas. As finalistas foram:

* Amsterdã (Holanda)
* Bristol (Reino Unido)
* Copenhagen (Dinamarca)
* Friburgo (Alemanha)
* Hamburgo (Alemanha)
* Münster (Alemanha)
* Oslo (Noruega)
* Estocolmo (Suécia)

A vencedora de 2010 já tem nome: Estocolmo, na Suécia. Ela foi escolhida por um painel de peritos ambientais e um júri. A cidade será o exemplo a ser seguido por outras cidades europeias. Já em 2011, o título já está garantido para a alemã Hamburgo.
Entre as ações que tornaram essas cidades lugares tão “verdes” estão a meta de eliminar o consumo de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2 em 80% até 2050, a alta qualidade do ar, grande quantidade de áreas verdes e recreativas, planos de preservação da água e excelência em transporte público.

Para vencer, a candidata precisava seguir alguns critérios de escolha. Os dez quesitos incluíam:
* contribuição local para as alterações climáticas globais
* sistema de transportes local
* disponibilização de zonas verdes públicas
* qualidade do ar
* poluição sonora
* gestão e tratamento de resíduos
* consumo de água
* tratamento de águas residuais
* gestão ambiental das autoridades locais
* ordenamento urbano sustentável

Outras cidades verdes



A cidade brasileira de Curitiba foi eleita uma das 15 mais sustentáveis do mundo pela Grist.
Outras organizações também fizeram seleções e elaboraram listas com as cidades que são modelos de sustentabilidade. A Grist foi uma delas e elegeu 15 locais espalhados pelo mundo onde os habitantes vivem em harmonia com o meio ambiente.  

Confira a lista:

1. Reykjavik – Islândia
Na capital da Islândia todos os ônibus são movidos a hidrogênio e há uma rígida política de incentivo ao uso do transporte público. Além disso, todo o país é abastecido quase que exclusivamente por fontes renováveis de energia e tem o compromisso de se tornar livre de combustíveis fósseis até 2050.
2. Portland – Oregon / USA
A Cidade das Rosas, como é conhecida, foi a primeira a aprovar um plano global para reduzir as emissões de CO2 e tem políticas pesadas para incentivar as construções ecologicamente corretas, além de 92 mil hectares de espaços verdes e mais de 120 quilômetros de ciclovias e trilhas.
3. Curitiba, Brasil
Curitiba possui um sistema integrado de transporte de massas aclamado como um dos melhores do mundo. A cidade ainda tem a marca de 180 metros quadrados de área verde por habitante.
4. Malmö, Suécia
Conhecido por seus extensos parques e áreas verdes, a cidade de Malmö, tem o objetivo de se tornar uma “ekostaden” (ecocidade). Para isso, vários bairros já foram transformados usando design inovador com alternativas sustentáveis e existe o incentivo ao uso da bicicleta, além de um extenso sistema de transporte público.
5. Vancouver – Canadá
Situada entre as montanhas e o mar, a cidade de extrai 90% de sua energia de fontes renováveis (hidroelétrica, eólica e solar). A cidade promete, em poucos anos, zerar a utilização de combustíveis fósseis e possui 200 parques e mais de 18 km de rio.
6. Copenhagen – Dinamarca
Com um grande parque eólico gerador de energia e uma imensa população que se locomove apenas em bicicletas, Copenhagen inaugurou um novo sistema de metrô, o que tornou o trânsito ainda mais eficiente. A cidade ganhou recentemente o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental pela limpeza das vias públicas e pelo planejamento ambiental em longo prazo.
7. Londres – Inglaterra
De acordo com o Plano de Ação para as Mudanças Climáticas, Londres vai mudar 25% de sua energia para fontes renováveis e cortas as emissões de CO2 em 60% nos próximos 20 anos. Há também um plano de incentivo para os habitantes renovarem e melhorarem a eficiência energética de suas casas e impostos sobre o transporte individual.
8. San Francisco – USA
Quase metade de todos os moradores de São Francisco andam de transporte público, à pé ou de bicicleta diariamente e mais de 17% da área total da cidade é reservada a parques e espaços verdes. São Francisco também é líder nas construções certificadas (LEED), com mais de 70 projetos registrados. Desde 2001, a cidade abriu uma grande linha de financiamento para a criação de painéis solares, turbinas eólicas e para a melhoria da eficiência energética. Foi a primeira cidade do mundo a proibir sacos plásticos não-recicláveis e brinquedos que contenham produtos químicos.
9. Bahía de Caraquez – Equador
Foi declarada uma “Cidade Ecológica” em 1999 graças aos seus programas para proteção da biodiversidade, replantio de áreas desnudas e controle da erosão. Tornou-se um grande destino do ecoturismo e hoje em dia conta com um programa de compostagem de resíduos orgânicos nos mercados públicos.
10. Sidney – Austrália
Sidney foi a primeira cidade do mundo a incentivar a troca das lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Além de ser pioneira da iniciativa Hora do Planeta, Sidney também tem políticas rígidas em busca da neutralidade de carbono, tecnologias inovadoras de eliminação de resíduos e incentivo ao transporte público.
11. Barcelona – Espanha
Dados mostram que 37% das pessoas andam à pé em Barcelona, que ainda tem um transporte público bastante eficiente, ciclovias por toda a cidade e sistema público de aluguel de bicicletas. A cidade é um modelo de futuro da Europa devido à regeneração urbanística, redução da pobreza e altos investimentos em energia renovável.
12. Bogotá – Colômbia
Bogotá possui um dos mais acessíveis e sustentáveis sistemas de transporte das cidades do hemisfério Sul e uma forte política de revitalização dos espaços verdes da cidade e da melhoria da qualidade de vida dos habitantes.
13. Bangkok – Tailândia
Desde o anúncio de sua política de “5 anos verdes”, que inclui a conscientização dos habitantes, o uso do biodiesel, a redução das emissões de CO2 dos veículos e a melhoria da eficiência energética, a cidade tailandesa fez progressos consideráveis.
14. Kampala – Uganda
A cidade africana tem reduzido a emissão de CO2 graças a um sistema eficiente de transporte público e taxas pesadas para o uso do carro. Outra grande iniciativa foi a revolução do sistema alimentar local, que tornou a cidade mais limpa e um lugar mais sustentável para se morar.
15. Austin – Texas, EUA
A cidade de Austin deve atingir o índice de 20% das suas necessidades de eletricidade (energia solar) através da utilização de energias renováveis e de eficiência energética até 2020. Austin também dedica 15% dos seus terrenos para parques e outros espaços abertos, além de ter 52km de ciclovias e uma ambiciosa política para se tornar um oásis verde no estado do Texas.

FONTE: www.rumosustentavel.com.br

Para mais informações sobre Sustentabilidade: http://www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário