Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

16 de maio - DIA DO GARI

DIA DO PROFISSIONAL DA LIMPEZA


É o gari que cuida das cidades e também da nossa saúde. Por que da nossa saúde? Porque todos sabem que em ambiente limpo, dificilmente os bichinhos transmissores de doenças sobrevivem. Eles gostam mesmo é de sujeira!

A PROFISSÃO

Sabia que a profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro? Tudo começou quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.
De lá pra cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua e da jornada de trabalho ser sacrificante. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Ufa!!

COLETA SELETIVA

Coleta seletiva
Mas sabia que a gente pode facilitar a vida do gari e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Como? 

Simplesmente separando o nosso lixo de cada dia. Isso se chama coleta seletiva

A coleta seletiva é importante porque se aprende a separar e embalar o lixo. Um coletor pode se cortar enquanto está pegando o lixo, por isso é preciso ter cuidado com a forma de embalar vidros e outros materiais cortantes. As pessoas devem se conscientizar da importância da separação correta do lixo. É preciso separar o lixo em casa também. A preservação do meio ambiente começa na coleta feita de maneira adequada.

Lata de Lixo
 Trabalhar com sol e chuva não é problema, mas enfrentar o desrespeito das pessoas é muito complicado. Quando estão limpando as ruas, tem gente que está perto da lixeira e joga o lixo na rua, dizem que eles são pagos para limparem, e que se não sujarem o gari perderá  o emprego. Ser cidadão é respeitar o outro.
Com respeito e com o lixo separadinho é possível fazer muita coisa. Uma delas é reutilizar materias descartados (jogados fora). Isso se chama reciclagem.

RECICLAGEM

Reciclagem


A reutilização do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a natureza. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.

PASSO A PASSO

1. Procure o programa organizado de coleta de seu município ou de uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.
2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
3. Veja exemplo de materiais recicláveis:

PAPEL

Jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.

VIDROS

Garrafas, copos, recipientes.

METAL

Latas de aço e de alumínio, papel alumínio.

PLÁSTICO

Garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.




4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.

OUTROS PRODUTOS

Garrafa pet  
Garrafa pet transformada em miniestufa

As garrafas recicláveis podem ser transformadas em outras garrafas, mas, também,  em outros materiais, como enfeites, solados de sapato e até vaso de plantas (foto).

CUIDADOS

A reciclagem aumenta o tempo de vida útil de um material, porém é preciso ter cuidado ao usar material reciclado. Ao se reciclar o papel, por exemplo, pode ser contaminado porque suas fibras diminuem, tornando-o impróprio para embalagem de alimentos ou medicamentos.
Por tudo isso, além de guardar de forma limpa e organizada os produtos recicláveis e usá-los da maneira correta, o mais importante é evitar o consumo exagerado e desnecessário de produtos que provocam a destruição de recursos naturais, e cujo descarte poluem o meio ambiente. O melhor mesmo é “economizar” a natureza.
Fonte: www.plenarinho.gov.br
INFORMAÇÃO IMPORTANTE

05/04/2011 - 10:10:08
Cordeiro estuda implantação da Coleta Seletiva Solidária
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) estão oferecendo aos municípios uma excelente oportunidade para mudar e melhorar significativamente a coleta de lixo. Trata-se de um programa coordenado pela Gerência de Educação Ambiental do INEA, cujo intuito é assessorar as administrações na implantação da Coleta Seletiva Solidária, iniciativa que tem como meta aumentar a vida útil dos aterros sanitários, gerar mais oportunidades de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis e promover a participação da sociedade no planejamento da coleta seletiva.

Foto: Ricardo Vieira

Os representantes do INEA abordam o tema durante o encontro em Cordeiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, Alan Daniel, o programa integra o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), o Recicla Rio e o Pacto pelo Saneamento, todos inseridos no contexto da Secretaria Estadual e compromissados com a melhoria da gestão dos resíduos em todo território fluminense.
Em reunião realizada na penúltima semana de março, no Centro Cultural Ione Pecly, o mencionado programa foi apresentado em Cordeiro por autoridades competentes da área e passa a ser uma excelente alternativa, já que o assunto coleta seletiva vem ganhando força também no interior, já que em algumas cidades grandes já é feita com frequência.

Foto: Ricardo Vieira

A palestrante Elisa Chaves foi muito esclarecedora em sua explanação.

Durante o encontro, a principal palestrante, Elisa Chaves, que atua na Gerência de Educação Ambiental do INEA, explicou que o termo ‘solidária’ vem do enfoque principal que é a melhoria social dos envolvidos no programa. “Os catadores são o principal agente desta coleta, mas quase sempre são os que menos ganham no processo. A intenção do programa é tornar essa cadeia mais justa, com melhoria da geração de renda”, colocou Elisa, acrescentando que a reunião foi a primeira do programa, exatamente para a apresentação do referido programa aos gestores municipais.

Além do prefeito Silvinho Daflon, também estiveram presentes os secretários Allan Daniel, Meio Ambiente; Manuela Daflon, Segurança Alimentar e Assistência Social; Fátima Ribeiro, Saúde; Albina Amaral, Educação; Mário Alfredo Botelho, Indústria, Comércio e Turismo; e Marco Sauerbron, Serviços Públicos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário