Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

2011: Ano Internacional das Florestas


2011: Ano Internacional das Florestas
Escrito por Flávio Augusto   
Ter, 28 de Dezembro de 2010 12:33

É tempo de reflexão sobre a relação do homem com a natureza, de assumirmos nossas responsabilidades; ajude o IBF a plantar 200 milhões de árvores!

Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os próximos 12 meses serão a oportunidade ideal para a humanidade debater seus próprios rumos em relação ao meio ambiente.
Segundo a ONU, 31% do planeta são cobertos por florestas; a mata serve de abrigo a 300 milhões de pessoas em todo o mundo e, somente de forma direta, garante a sobrevivência de 1,6 bilhão de seres humanos e 80% da biodiversidade da Terra.
No Brasil, que pode ser considerado a maior reserva natural do planeta, há 516 milhões de hectares ocupados por áreas florestais, cerca de 60% do território nacional.
Frente a esses números, é tempo de perguntarmos a nós mesmos: o que podemos fazer pelo meio ambiente? Qual nossa parcela de responsabilidade nos problemas decorrentes das mudanças climáticas?
Perguntas como essas têm movido o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) ao longo dos anos. Diante de tantas evidências acerca do impacto das atividades humanas sobre a natureza, decidimos propor um desafio a toda sociedade.
Nossa meta é plantar 200 milhões de árvores, uma para cada brasileiro.
Ao todo, serão quase 120 mil hectares de área reflorestada com espécies nativas, o que equivale a 1,2 milhão de Km2, praticamente o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
2010 leva consigo legados importantes, como o acerto das bases para um futuro acordo global, durante a COP 16, em Cancun, México.
E se 2011 será o Ano Internacional das Florestas, o IBF está disposto a fazer sua parte.
Participe desta causa você também.
Plante a sua árvore.

http://www.ibflorestas.org.br/pt/ultimas-noticias/25-noticias/674-2011-ano-internacional-das-florestas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário