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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Educação Ambiental


"Nas escolas, as crianças muitas vezes ficam presas dentro das salas de aula ou em pátios de cimento, o que dificulta a interação com o meio ambiente. Elas são muito curiosas e gostam do contato com a natureza, buscando em cada canto da escola um vestígio de natureza com a qual possam ter contato.

Para algumas pessoas, atualmente, o contato com a natureza se resume a uma planta artificial e o mesmo acontece com as crianças na educação infantil, que deveria ter a natureza como um lugar de descobertas, onde elas pudessem entrar em contato com o solo, presenciar o ciclo de vida de uma planta e perceber a riqueza da experiência, fato possível com a horta. (SCARDUA, 2009).

Para Freinet (apud SAMPAIO, 2007) o que está do lado de fora da sala de aula gera muito mais encantamento nas crianças do que o que está dentro, pois nas salas, as crianças não encontram muitas vezes motivação, permanecendo a maioria do tempo, sentadas. Freinet então teve a idéia de levar as crianças para a rua, fazendo surgir a “aula-passeio”, onde as crianças poderiam andar pelas vias estreitas da vila onde moravam, podendo, dessa forma, admirar o trabalho do marceneiro ou do ferreiro, perceber as mudanças que ocorriam no clima, na paisagem, conforme mudassem as estações do ano.

“A força da natureza sensibilizava cada uma das crianças de acordo com sua personalidade, sua percepção de mundo e sua curiosidade” (SAMPAIO, 2007, p. 16). Quando voltavam dos passeios, havia uma aula rica, todos queriam compartilhar o que viram, aprendendo e compreendendo o que observaram.

Outros modos de fazer com que as crianças tenham contato com a natureza é levá-las em visita aos parques da cidade, às praias, às reservas, onde as crianças possam ter contato amplo e direto com a natureza. Investigando jogos de percurso ligados ao brincar e à natureza verifica-se a reação que desperta nas crianças. Uma outra possibilidade é levar as crianças para fazer trilhas, respeitando seus limites, considerando o lado lúdico do passeio. Isto faz com que a trilha não seja apenas uma atividade, mas uma brincadeira, onde cada etapa possui um significado especial, criando laços entre a criança e o ambiente que a cerca.

Ao percorrer as trilhas, enquanto enfrenta obstáculos e desafios, a criança traça metas para alcançar seu objetivo e vai se conhecendo, se descobrindo (auto-conhecimento) Nesse sentido, Vasconcellos (2006) traz a idéia da necessidade de se re-encantar o olhar humano, ou seja, que o homem seja capaz de olhar a natureza e se re-encantar com ela, pois a natureza nunca perdeu seu encanto, foi o olhar do homem que se desencantou.

Nesse contexto, percebe-se que são muitas as maneiras de se trabalhar com crianças com temas ligados a Educação Ambiental e Nutrição na esfera escolar, sem que esta necessite ser de maneira formal, mas aproveitando o cotidiano da criança, aproveitando aquilo que as seduz no meio que a cerca. Sendo assim, a união da Educação Ambiental e Nutrição é primordial para criar uma nova geração que conheça e compreenda a natureza, tratando-a com respeito e admiração, reconhecendo-a como parte integrante dela."
Kaliana de Freitas Chaves

FONTE: recreacaoelazer2010.blogspot.com
Pesquisa de Campo


"Uma pesquisa incluindo mais de 60 escolas dos Estados Unidos mostrou que 92% dos estudantes participantes de programas de ensino que incluem o meio ambiente atingiram melhor desempenho acadêmico dos que permaneceram em programas tradicionais (Dresener & Moldenke, 2002)."
"As atividades em contato direto com a natureza favorecem o desenvolvimento da capacidade naturalista do estudante, no sentido de ser um profissional capaz de realizar observações de comportamento, ecologia e evolução de organismos e estabelecer relações entre eles (Krupa, 2000), além de sensibilizá-lo para a tomada de consciência referente à preservação de ecossistemas naturais e da biodiversidade, tarefa fundamental para os biólogos do século XXI.

FONTE: www.humanitates.ucb.br
 
CELC EM AÇÃO



      Os  alunos do 9º ano e 1º ano do ensino médio, orientados pela professora Giovana Marini, fizeram um diagnóstico ambiental do nosso município. O objetivo desta pesquisa de campo é  traçar linhas de ação ou tomar decisões para prevenir, controlar e corrigir os problemas ambientais observados. Para isso, visitaram vários pontos do município, registrando não só problemas como também potencialidades. Visitaram:

BARRAGEM - Coleta de água do Rio Macuco que vai para a ETA de Cordeiro. 


NASCENTE DO RIO MACUCO - Em Monnerat, distrito de Duas Barras


ANTIGO LIXÃO DE CORDEIRO - Localizado na Pena - Cordeiro

ANTIGA USINA DE RECICLAGEM DO LIXO - Localizada no Manancial- Cordeiro


"MATA DO POSTO" - Nossa pequena reserva de Mata Atlântica - Cordeiro 





 Passeio em trilhas






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