Páginas

sábado, 12 de junho de 2010

DICAS CIDADÃS


Seja um ecocidadão diariamente

"Sempre que pensar em comprar alguma coisa, avalie primeiro se
realmente precisa daquilo ou se foi seduzido pela propaganda"

 
Quando se pensa no cidadão ecológico, logo vem à cabeça a imagem daquela pessoa que economiza água, planta árvores, recicla o lixo, não suja as ruas, as praias nem os rios. Aquela “star” que critica o uso de pele de animais em bolsas, sapatos e casacos também pode ser lembrada. Na verdade, ser um ecocidadão é muito mais que isso. É ser ecológico nas pequenas tarefas e atitudes do dia-a-dia. É também ter a posse responsável de um animal, votar em candidatos comprometidos com o meio ambiente, usar mais o transporte coletivo, evitar o desperdício e consumir apenas o necessário.
Fique atento: pequenas atitudes do seu dia-a-dia podem fazer a diferença. A seguir, exemplo de como ser um ecocidadão nas compras diárias.

Diminua o uso de embalagens

Procure evitar as sacolas plásticas fornecidas pelos supermercados. Experimente levar sacolas de sua casa. Dê preferência a embalagens mais
fáceis de reciclar, priorizando papel, papelão, vidro e lata, e evitando o plástico (o grande vilão).

Prefira embalagens retornáveis
Assim você evita jogar fora um material como o plástico, que demora centenas de anos para se decompor.

Evite produtos descartáveis
Toalha de pano em vez de papel; coador de pano ou cafeteira de fogão em vez do coador de papel e da cafeteira elétrica; aparelho de barbear no lugar de lâminas. As pilhas consomem mais energia para ser fabricadas do que a que obtemos dela. Podendo evitá-las, use a tomada. Mesmo que os produtos não descartáveis sejam mais caros, com o tempo o custo-benefício será bem maior.

Leia os rótulos com atenção
Produtos de origem florestal devem ter o selo do Ibama ou do Conselho de Manejo Florestal.
Produtos agrícolas devem ser certificados pela Rede de Agricultura Sustentável. Os rótulos devem avisar se os produtos e as embalagens são recicláveis.

Prefira produtos biodegradáveis

Evite utilizar produtos que demoram para se degradar no meio ambiente, causando poluição. Sabão é biodegradável, mas muitos detergentes não o são.
 

Evite embalagens pequenas
Optando pelas maiores, a quantidade de lixo será menor, e você economizará.

Não seja consumista
Sempre que pensar em comprar alguma coisa, avalie primeiro se realmente precisa daquilo ou se foi seduzido pela propaganda.

Não compre produtos em embalagem aerossol

Estas embalagens, encontradas em cosméticos e inseticidas, normalmente contêm gases responsáveis pela formação do buraco na camada de ozônio.

Evite alimentos ou produtos com embalagem de isopor

O isopor é uma espuma formada com base em derivados de petróleo — é o poliestireno expandido. Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo à camada de ozônio. Porém, atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.
Na natureza, o isopor leva cerca de 150 anos para se degradar. Além disso, pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos, assim como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.
 

Prefira alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de pesticidas artificiais, herbicidas e sem modificação genética.
FONTE: www.revistacircuito.com


AGORA É LEI

Lei que entra em vigor em julho obriga estabelecimentos a dar descontos e oferecer alimentos gratuitos para quem não pedir ou devolver sacolas plásticas. Mas representantes comerciais querem adiamento do prazo e criticam regras

A pouco mais de um mês para entrar em vigor, a lei estadual que obriga supermercados a dar incentivos financeiros e produtos gratuitos para quem ajudar a retirar o excesso de sacolas plásticas das ruas virou “saco de pancadas”. Autoridades e empresários não conseguem chegar a um acordo.
A orientação é para que os estabelecimentos substituam as sacolas comuns que ficam à disposição no caixa por outros tipos de materiais reutilizáveis e mais resistentes, ainda não especificados. Se o mercado não cumprir a ordem, a regra é a seguinte: a cada 5 produtos que o cliente comprar sem pedir uma sacola, ele ganha um desconto de, no mínimo, três centavos. E, se ele juntar 50 sacolas velhas e levar para o estabelecimento, ganha 1 kg de arroz ou feijão.

FONTE:http://www.funverde.org.br




   Aquecimento global e você
 

Plantar árvores não é a única forma de abrandar o efeito estufa. Seguindo o ditado de que é melhor prevenir do que remediar, há uma série de medidas que podemos tomar no nosso dia-a-dia para reduzir nossa emissão individual de gases de efeito estufa (GEE) e ajudar a prevenir o problema do aquecimento global. Um bom começo é calcular sua emissão anual de gases de efeito estufa (CO2 equivalente) e a quantidade de árvores que você deverá plantar para neutralizar essas emissões.

Com informações de seu consumo de energia elétrica, gás e gasolina e da freqüência e distância de suas viagens aéreas, a calculadora verde do site www.iniciativaverde.com.br informa qual sua emissão individual anual de CO2 e quantas árvores precisa plantar por ano para neutralizar esse valor.

Faça o teste. Vale a pena, principalmente se você seguir à risca e plantar o número de árvores recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário