Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010

A Copa da África do Sul é a primeira a ser realizada no continente africano. Por poucos votos o país não sediou a Copa de 2006.



A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior. Este será o maior evento esportivo no continente africano que até então não sediou nenhuma Copa do Mundo nem Olimpíadas. Em 15 de maio de 2004 foi decidido em Zurique que a África do Sul será a sede da Copa de 2010.

Apesar do fraco retrospecto em Copas a África do Sul foi escolhida devido a sua infra-estrutura. A seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996 e participou apenas das Copas de 1998 de 2002, sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. A África do Sul não se classificou para a Copa de 2006 na Alemanha.

Os africanos ainda não chegaram as semifinais das Copas do Mundo, mas aos poucos vão ganhando espaço, como a realização do primeiro Mundial no continente. Desde a primeira vitória do continente com a Tunísia em 78 até a participações inesquecíveis de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e de Gana em 2006.
                                                        
Zakumi, o mascote da Copa do Mundo
                                                de 2010 na África do Sul - 19ª Copa do Mundo FIFA


Por que a África é o continente mais tropical do mundo?
A África faz parte do chamado Velho Mundo, juntamente com a Europa e a Ásia. Está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e pelo estreito de Gibraltar; e da Ásia pelo mar Vermelho e pelo canal de Suez, construído pelo homem. Com 30 milhões de km², tem como pontos extremos o cabo Bon, na Tunísia, e cabo da Boa Esperança, na África do Sul. É banhada pelo oceano Atlântico, a oeste, e pelo oceano Índico, a leste.


Paisagens naturais

A paisagem mais característica da África são as savanas, situadas na zona intertropical do continente. A diversidade de paisagens é grande, incluindo planícies poeirentas, terras baixas e áridas no Quênia, e contrastes como o mar de areia do deserto do Saara e a floresta Equatorial da região do Congo. Várias regiões africanas foram declaradas reserva ecológica da humanidade pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Relevo e hidrografia

Os planaltos dominam o relevo africano, destacando-se o planalto da Etiópia, dos Grandes Lagos, na região oriental, e o maciço de Adamaouá, no lado ocidental. No planalto dos Grandes Lagos estão o monte Kilimanjaro (5.895 m) e o monte Quênia (5.211 m), e em Adamouá está o monte Camarões (4.094 m). Além dos planaltos, duas cadeias de montanhas merecem destaque: cadeia do Atlas (noroeste), de origem terciária, e a cadeia Drakensberg (sul), de origem mais antiga.
 


Lagos, rios e desertos

As pressões sofridas pelas rochas da parte leste do continente, durante a Era Terciária, foram responsáveis pela formação de fossas tectônicas nessa região, onde se originaram lagos (Vitória, Tanganica) e vulcões.
O relevo da África apresenta depressões, nas quais se formaram os desertos africanos (Kalahari, Namíbia). Os rios africanos notabilizam-se por sua extensão e volume d’água. Destacam-se o Nilo, o Congo,
o Níger, o Zambeze, o Orange e o Limpopo. O Nilo, o maior deles, percorre 6.671 km, desde o lago Vitória até o mar Mediterrâneo.


Clima e vegetação
 
Pela sua posição geográfica, a África apresenta predomínio de climas quentes: equatorial e tropical (úmido, semi-úmido e de altitude). Encontramos também o clima mediterrâneo e climas desérticos. A variedade climática explica a diversidade de tipos de vegetação do continente.
  


Climas quentes e úmidos

O clima equatorial ocorre na parte central, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes durante o ano todo. O tipo de vegetação característico é a floresta equatorial (Floresta do Congo). O clima tropical semi-úmido, com uma estação seca no inverno e outra chuvosa no verão, ocorre no interior do continente e é o domínio das savanas. No litoral, nas áreas tropicais, o clima é quente mas não tem estação seca. É o clima tropical úmido, caracterizado pela floresta tropical. No clima tropical de altitude, as temperaturas são mais amenas. No norte da África, o clima é do tipo mediterrâneo, com seca no verão e inverno chuvoso, com uma vegetação típica, o garrigue.


Climas quentes e secos
 

Os climas desérticos apresentam duas características principais: escassez de chuvas e grande amplitude térmica entre o dia e a noite. Os maiores desertos são o Saara, no norte do continente, e o Kalahari, no sul. A vegetação dos desertos é xeromorfa.






















  Vegetação


A vegetação africana está muito vinculada ao clima do lugar onde se desenvolve. Podemos distinguir três tipos de vegetação com características muito diferentes: a floresta, a savana e o deserto africano. A floresta está situada na parte central da África (Equador) e apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. A savana desenvolve-se depois da floresta e ocupa a maior parte do território africano.

Devido à escassez de água, a vegetação dos desertos é muito escassa.Somente nos oásis aparece algum tipo de vegetação.

Fonte: www.klick.com.br


Veja, também, neste site da klickeducação:

Um comentário: